Com muita fé e devoção, mais de cinco mil pessoas lotaram o pátio da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e parte das avenida Brumado e Frei Benjamin, na noite dessa segunda-feira (13), para prestigiar a tradicional festa dedicada à Padroeira da Zona Oeste. A missa campal foi presidida pelo arcebispo Dom Josafá Menezes da Silva, administrador apostólico, que este mês se despede de Vitória da Conquista para assumir a arquidiocese de Aracaju.
A data de 13 de maio remete ao ano de 1917, por ocasião de uma aparição milagrosa ocorrida na pequena cidade de Fátima, em Portugal. Desde então, Nossa Senhora de Fátima se tornou uma das maiores devoções da Igreja Católica em todo o mundo e, em Vitória da Conquista, possui um número significativo de adeptos, especialmente na Zona Oeste da cidade.
A devoção à Nossa Senhora de Fátima foi trazida aos conquistenses há cerca de 65 anos, pelas mãos dos frades da Ordem dos Franciscanos Menores, conhecidos como Capuchinhos. Após se instalarem na região oeste foi edificado o Seminário, esses frades ergueram o templo que leva o nome da Santa e cuja construção foi também determinante no processo de povoamento e de desenvolvimento do bairro Brasil – maior e mais populoso bairro da cidade.
A prefeita Sheila Lemos e outras autoridades marcaram presença na celebração. Ao participar da missa, Sheila reconheceu a importância social e cultural da Paróquia de Fátima para os conquistenses. “Sempre faço questão de vir aqui no Seminário de Fátima, igreja que fui batizada, me casei, e é uma honra poder compartilhar deste lindo momento com os irmãos católicos”, salientou a gestora.
A prefeita se referiu ainda ao importante legado deixado por Dom Josafá, que, nos quatro anos de seu episcopado, dedicou-se a apoiar importantes obras de restauração de parte do patrimônio cultural conquistense, como a Catedral Metropolitana e a área do Cristo de Mário Cravo. “Esta é também a última festa celebrada por Dom Josafá enquanto arcebispo e estamos nos despedindo do nosso amado pastor, que vai seguir caminho na cidade de Aracaju, e deixar muita saudade aqui em Vitória da Conquista por tudo que aqui realizou”, declarou a prefeita.
Dom Josafá ressaltou o momento de grande alegria de realizar, junto aos fiéis do bairro Brasil, a conclusão de sua trajetória frente à arquidiocese de Vitória da Conquista. “Na festa Mariana, porque eu sou muito devoto de Nossa Senhora, é como se a Virgem pedisse aquelas mesmas coisas que ela pediu aos três pastorinhos: a conversão de vida, a reza do terço e o sacrifício para que o mundo tenha paz. Foi uma alegria muito grande todas as vezes que pude vir aqui celebrar e me relacionar com o povo daqui dessa região. Hoje concluí um momento também, de certo modo, tocante e emocionante”, ressaltou o prelado.
O pároco, frei Sebastião Mendes, também ratificou a importância da festa para o povo de Vitória da Conquista e destacou o grande empenho dos fiéis ao realizá-la ano após ano. “Foi mais uma manifestação de Deus na vida do povo de Conquista. É quando todos os fiéis, devotos de Nossa Senhora, se unem no trabalho, na missão, na devoção, na espiritualidade e por isso eu creio que cada ano ela cresce e enriquece mais a vida do povo de Deus aqui na cidade”, afirmou o frade.
Antes da celebração, o pároco agradeceu o apoio da Prefeitura, que contribuiu para a realização da festa com o ordenamento do trânsito, realizado pelo Simtrans, da limpeza da via, realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), da cessão da área do estacionamento do Centro Cultural Glauber Rocha e do apoio da Guarda Municipal. A festa foi encerrada após a imagem de Fátima passar, em procissão, pelas principais ruas do bairro Brasil, seguida por uma multidão de fiéis e aplaudida ao longo da caminhada.
Fonte: Ascom/PMVC | Fotos: Ascom/PMVC