Na noite desta sexta-feira (02), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um motociclista transitando alcoolizado durante fiscalização no KM 820 da BR 116, trecho do município baiano de Vitória da Conquista (BA).
O homem de 36 anos estava a bordo de uma motocicleta JTA Suzuki/En 125 Fan, quando os PRFs iniciaram a abordagem.
Ao se aproximar do motociclista, a equipe percebeu um forte odor de bebida alcoólica, bem como dificuldade no equilíbrio, olhos vermelhos, sinais visíveis que encontrava-se sob efeito de álcool.
Ele foi submetido ao teste de etilômetro, cujo resultado indicou 1,14 mg/L de álcool por litro de ar alveolar expelido pelos pulmões, comprovando a embriaguez e crime de trânsito. O condutor apresentou descontentamento com a ação policial e de forma agressiva resistiu a prisão e proferiu palavras ofensivas, sendo necessário o uso de algemas para contê-lo.
Diante do cenário, o homem foi preso em fragrante pelos crimes, em tese, de embriaguez na direção de veículo automotor, previsto no art. 306 da Lei nº 9.503/97 – CTB e mais o art. 330 (desacato), previsto no Código Penal. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista (BA) e apresentado à autoridade policial de plantão.
Além de detenção por crime de trânsito, a multa por alcoolemia custa R$ 2.934,70, valor que é duplicado em caso de reincidência. Ademais, ocorre a penalidade administrativa que suspende ou proíbe o motorista de obter a habilitação ou permissão para dirigir veículo automotor por um período de 12 meses.
Fonte: Ascom/PRF | Foto: Ascom/PRF