O atacante brasileiro Vinicius Jr. foi o vencedor do Prêmio Sócrates, entregue na premiação da Bola de Ouro 2023, nesta segunda-feira (30). A categoria reconhece e homenageia as ações sociais promovidas por jogadores que mais se destacaram ao longo do ano.
O atleta foi escolhido pela revista France Football, pelo trabalho que realizou através do Instituto Vini Jr., que tem como intuito utilizar o futebol como uma ferramenta no processo de ensino de crianças e jovens. A iniciativa também reforça a parceria com escolas públicas, para capacitar práticas pedagógicas antirracistas.
“Eu estou muito feliz de receber esse prêmio, de poder ajudar tantas crianças no Brasil e no meu bairro. Sair da favela, de onde eu saí, é muito improvável chegar até aqui. Eu fico muito feliz de poder ajudá-los. É um sonho muito especial para mim estar aqui com todos vocês”, celebrou Vini.
Durante a entrega do prêmio, o apresentador da cerimônia Didier Drogba também elogiou o jogador brasileiro por seu papel no combate contra o racismo. A deixa foi aproveitada por Vini Jr. para pedir um espaço mais respeitoso nos campos, para que “as crianças que possam vir, não sofram com isso [racismo]”.
“Eu estou preparado para isso. Para sempre poder falar quando for necessário. É muito triste eu ter que falar sobre racismo, gosto de falar sobre futebol, sobre os grandes jogadores que estão aqui. Quero pedir para vocês que não parem de lutar. Que as crianças que possam vir, não sofram com isso”, concluiu.
Fonte: Metro1 | Foto: Redes Sociais