Foram aprovados 70 mil recursos de acessibilidade para os participantes que necessitam de atendimento especializado para realizar as provas.
Nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aprovou 38.101 solicitações de atendimento especializado e atenderá 70.411 pedidos de recursos de acessibilidade. Quanto ao atendimento pelo nome social, 1.526 requisições serão atendidas.
As provas do Enem 2023 começam na próxima semana, nos dias 5 e 12 de novembro. O exame será aplicado nas 27 unidades da Federação, para mais de 3,9 milhões de inscritos.
Tempo adicional foi o recurso mais requerido pelos participantes, com 18.173 solicitações aprovadas. Em seguida, estão o auxílio para leitura, com 10.271 pedidos, a correção diferenciada, com 8.703; o auxílio para transcrição, com 7.507; e a sala de fácil acesso, com 6.449 pedidos. Já entre os atendimentos especializados, as solicitações de pessoas com déficit de atenção alcançaram o maior número de pedidos aprovados, com 13.686, seguido pelo número de inscritos com baixa visão, que totalizaram 6.504.
Acessibilidade – O Inep oferece atendimento e recursos de acessibilidade em todos os exames e avaliações que aplica. Os suportes oferecidos fazem parte da Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto, que visa a abranger o maior número possível de interessados na execução dos exames elaborados pela Autarquia. O objetivo é proporcionar acesso aos programas educacionais brasileiros, promovendo equidade.
Novidade – O Enem 2023 marca a estreia do Cartão-Resposta com fonte ampliada para deficientes visuais. Participantes também poderão contar com folha de redação em tamanho maior. O Cartão-Resposta da prova, que até então era impresso em fonte padrão (tamanho 12) para todos os participantes, será adaptado no caso das pessoas com deficiência visual (tamanho 18). O objetivo é proporcionar mais autonomia ao transcrever as respostas e a redação para a folha usada de fato na correção.
Confira os atendimentos especializados solicitados nesta edição:
Autismo | 6.044 |
Baixa visão | 6.504 |
Cegueira | 577 |
Deficiência auditiva | 113 |
Deficiência física | 5.173 |
Deficiência intelectual (mental) | 3.073 |
Déficit de atenção | 13.686 |
Discalculia | 471 |
Dislexia | 1.135 |
Surdez | 64 |
Surdocegueira | 7 |
Visão monocular | 1.254 |
Total | 38.101 |
Confira os recursos de acessibilidade solicitados:
Aparelho auditivo ou implante coclear | 1.363 |
Apoio para a perna e pé | 1.825 |
Auxílio para leitura | 10.721 |
Auxílio para transcrição | 7.507 |
Calculadora | 767 |
Cartão-Resposta ampliado | 4.292 |
Computador | 1 |
Correção diferenciada | 8.703 |
Guia-intérprete | 6 |
Leitor de Tela | 120 |
Leitura labial | 670 |
Leitura Tátil | 4 |
Material específico | 1 |
Mesa e cadeira (sem braços) | 638 |
Mesa para cadeira de rodas | 1.431 |
Protetor auricular | 2 |
Prova ampliada | 5.194 |
Prova em braile | 181 |
Prova superampliada | 996 |
Sala de fácil acesso | 6.449 |
Sala especial individual | 4 |
Sala reservada para acompanhantes | 1 |
Tadoma | 3 |
Tempo adicional | 18.173 |
Tradutor-intérprete em libras | 718 |
Videoprova em Libras | 641 |
Total | 70.411 |
Fonte: Ascom/MEC/GOVBA | Foto: DIvulgação