A primeira edição após a pandemia bateu recorde de atendimentos e marca a retomada do projeto que tem mais de 20 anos de história
A população da região de Barra do Choça, na Bahia, se beneficiou pela atuação dos mais de 300 profissionais voluntários, entre médicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, advogados e outros. As mais de 20 especialidades de saúde e orientação social foram distribuídas estrategicamente em mais de 12 pontos de atendimentos. Esta foi a 20ª edição do mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão, que oferece gratuitamente atendimentos, exames e procedimentos para populações de áreas em situação de vulnerabilidade social. Neste ano, a ação foi realizada de 2 a 10 de setembro.
O Presidente da Organização Voluntários do Sertão, Doreedson Pereira (mais conhecido como Dorinho), destaca que esta força tarefa só se torna realidade graças a união de objetivos dos voluntários e de parceiros. ” O Voluntários do Sertão é o resultado da generosidade e vontade de mudar vidas, tudo isso por meio da solidariedade, oferecendo atendimentos de qualidade às pessoas que não têm acesso ao sistema de saúde”.
O mutirão Voluntários do Sertão é uma ação anual, tradicionalmente realizada no mês de abril. A última edição do projeto, realizada em Poções – Bahia, em 2019, registrou mais de 48 mil atendimento, exames e procedimentos.
Desde então, em virtude da pandemia, nenhuma outra edição tinha acontecido, mas – para a retomada da ação – foi escolhido este período de setembro de 2023, principalmente por considerar que agora seria um momento seguro para a volta do mutirão e que não seria necessário esperar até o próximo mês de abril para esta retomada, o que seguraria este recomeço para o próximo ano.
Os dados oficiais ainda estão em processo de finalização, no entanto, o balanço parcial foi apresentado a todos os voluntários no encerramento desta 20ª edição. Dessa forma, até o momento, podemos comemorar a marca histórica de número superior a 56 mil atendimentos, exames e procedimentos.
Mas este ainda não é o número final, os dados estão sendo compilados e revisados, por isso, este número ainda deve crescer. Em breve, atualizaremos as informações com os dados finais.
Parceria da FAB
Não tem como falar de Voluntários do Sertão sem mencionar a importância do apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). “Este é um apoio essencial para a realização do projeto. Não digo que seria impossível realizar o mutirão, mas certamente não seria tão grande o alcance deste projeto sem a ajuda da FAB, que nos oferece suas aeronaves para viabilizar o transporte de forma rápida e segura para os mais de 300 voluntários que integram anualmente a ação”, conta Dorinho.
E completa. “Os voluntários já esperam poder viver essa experiência. Ficam ansiosos pelo dia do embarque, pois estar no avião da FAB a caminho de uma ação humanitária se torna uma importante etapa para o desenvolvimento desse trabalho solidário”.
Fonte: Da Redação | FOTOS: Karen Junqueira / Paty Dacanal / Rafael Fernandes