O Dia dos Pais no Brasil é o momento no qual filhas e filhos podem não apenas dar presentes àqueles que os criaram, mas principalmente celebrar o amor e o relacionamento em família. Apesar da importância da data, muita gente não sabe quando é o Dia dos Pais ou as motivações por trás da escolha da data.
O dia é celebrado em diferentes países, em meses distintos. Enquanto no Brasil as comemorações ocorrem em agosto, outras localidades homenageiam os pais em março ou mesmo em junho. Além disso, a origem deste dia como o conhecemos remonta ao começo do século 20, nos Estados Unidos, mas teve interferência publicitária ao chegar no Brasil.
Quando é o Dia dos Pais?
O Dia dos Pais no Brasil é celebrado sempre no segundo domingo de agosto, todos os anos. Dessa maneira, não há um dia fixo no mês e a data exata pode mudar ao longo dos anos. Entender isso é importante para se planejar na hora de comprar o presente para o seu pai.
O país, aliás, é uma exceção no cenário mundial, em que ao menos 70 nações possuem a comemoração, só que em outros meses. Locais como Portugal, Espanha e Itália homenageiam os pais em 19 de março, que é o Dia de São José, considerado a figura de “pai terreno” de Jesus Cristo.
Já nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração (chamada por lá de Father’s Day) é realizada no terceiro domingo de junho, assim como em localidades como Grécia, Argentina, Jamaica, República Tcheca e Zimbábue.
Como surgiu o Dia dos Pais?
O Dia dos Pais começou a ser instituído de forma oficial no calendário nos Estados Unidos a partir de uma mobilização em 1910, quando Sonora Luise Smart, filha do agricultor William Jackson, quis homenagear o pai após um sermão de Dia das Mães na igreja que frequentava. Ex-combatente na guerra civil de 1862, Jackson criou os filhos sozinho após a esposa falecer durante o parto do 6º filho do casal, em 1898.
Para a homenagem, Sonora escolheu o dia 19 de junho, aniversário do pai. A primeira festa aconteceu na Associação Cristã de Moços de Spokane, no Estado de Washington, e se espalhou para outras localidades ao longo dos anos seguintes. Na ocasião, a rosa simbolizava a data: rosas vermelhas eram a homenagem para os pais vivos, enquanto que as rosas brancas homenageavam os pais já falecidos.
Nas décadas seguintes, projetos apresentados ao Congresso dos EUA visavam oficializar o Dia dos Pais, até que, em 1966, o então presidente Lyndon Johnson (1908-1973) estabeleceu que o terceiro domingo de junho seria utilizado para as homenagens. Já em 1972, o presidente Richard Nixon (1913-1994) assinou a lei que transformou o dia em feriado nacional.
Apesar da popularização nos Estados Unidos no começo do século 20, acredita-se que a ideia de celebrar os pais começou há mais de 4 mil anos, na Babilônia, quando Elmesu criou um tipo de cartão de argila para desejar sorte e saúde ao pai, o rei Nabucodonosor.
Quando é o Dia dos Pais 2023?
Em 2023, o Dia dos Pais no Brasil será em 13 de agosto, que é o segundo domingo do oitavo mês do ano. A escolha pelo domingo ocorreu por este ser um dia na semana caracterizado, principalmente, pelas reuniões familiares.
Veja quando será o Dia dos Pais nos próximos anos:
Dia dos Pais 2024: 11 de agosto;
Dia dos Pais 2025: 10 de agosto;
Dia dos Pais 2026: 9 de agosto;
Dia dos Pais 2027: 8 de agosto;
Dia dos Pais 2028: volta a ser em 13 de agosto, assim como em 2023.
Por que se comemora o Dia dos Pais em agosto no Brasil?
No Brasil, o Dia dos Pais é celebrado em agosto, a partir de uma estratégia de mercado e publicitária para movimentar o comércio nacional no oitavo mês do ano. A celebração foi estabelecida apenas na década de 1950, depois da criação do Dia das Mães, que existia desde 1932.
Em 1953, o publicitário Sylvio Behring queria atrair anunciantes para o jornal e rádio Globo, nos quais era diretor e líder do primeiro Departamento de Arte e Propaganda do grupo de mídia. Para isso, inseriu no calendário de celebrações do jornal, do Rio de Janeiro, o Dia do Papai, primeiramente em 16 de agosto.
Na época, este era o Dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus – a data foi alterada para o dia 26 de julho (dia de Santa Ana, esposa de Joaquim) e tornou-se o Dia dos Avós.
Graças à iniciativa, Behring foi reconhecido como o Publicitário do Ano.
Já em 1955, o dia passou a ser celebrado em todo o país e se consolidou nas duas décadas seguintes, com a data exata passando a ser celebrada no segundo domingo do mês de agosto. O mesmo ocorre com o Dia das Mães, que é comemorado no segundo domingo de maio.
O Dia dos Pais é considerado uma das principais datas para o comércio brasileiro, assim como o Dia das Crianças (12 de outubro). Porém, a movimentação financeira para homenagear os pais fica atrás daquela que ocorre no Dia das Mães e no Natal (25 de dezembro).
Fonte: Terra | Foto: Hispanolistic / iStock