Gerenciar, coordenar, organizar, direcionar. Todas essas palavras dizem respeito ao trabalho e à rotina de um administrador. De modo geral, a função de um administrador é a de tornar o trabalho de uma organização e a de seus colaboradores mais sistematizado e com metas claras e bem estabelecidas. Com diversas possibilidades de atuação tanto na esfera pública como privada, os mais variados tipos de empreendimentos e organizações precisam do trabalho de um administrador.
Buscando abranger as mais diversas atividades do cotidiano desse profissional, o curso de Administração da Uesb oferece uma formação generalista, o que significa que o estudante terá contato com uma matriz curricular que aborda as especificidades de diversos segmentos de trabalho, podendo, assim, descobrir em que área quer atuar.
Foi o que aconteceu com Fabíola Brito Santos, que se formou em 2019, na Uesb, e descobriu a sua área de atuação por meio das disciplinas ministradas na graduação. “Com o decorrer do curso, fui percebendo minhas aptidões e preferências e, assim, de uma forma muito natural, as oportunidades foram surgindo e abracei o mundo das consultorias”, relata. Ela, atualmente, trabalha na área de marketing, mais especificamente no neurobranding. “Simplificando, é a união da gestão de marca usando a neurociência como base para desenvolver estratégias”, explica.
Para Fabíola, o curso foi essencial para o desenvolvimento de competências que hoje ela desempenha no mercado de trabalho. “Consegui desenvolver habilidades e conhecimentos que fizeram impulsionar minha carreira e oferecer ao mercado um serviço especial que me diferencia dos demais concorrentes”.
O curso na Uesb – Formando administradores para o mundo desde 1980, o curso de Administração da Uesb indica o caminho da profissionalização aos seus alunos. As diversas atividades realizadas ao longo dos quatro ou cinco anos de graduação, a depender do turno, preparam o estudante para encontrar os desafios do mercado de trabalho, além de contribuir para uma formação humanística.
Com entrada de novos alunos no primeiro e segundo períodos letivos do ano, o curso, com 43 anos de história, funciona no campus de Vitória da Conquista e tem turmas nos turnos vespertino e noturno.
Ao longo dos quatro anos de graduação, o estudante desenvolve diversas habilidades essenciais para a atuação no mercado de trabalho, além do pensamento crítico sobre as questões humanísticas e ambientais. A coordenadora do curso de Administração da Uesb, a professora Maria Auxiliadora Nunes Cordeiro, aponta que a formação de um bom profissional está muito além de aprender e aplicar apenas técnicas. “Também nos preocupamos com a formação humanística, ética e de sensibilidade social e ambiental. Nos interessa formar um administrador com competência técnica, humana, social e com ética”, relata.
Além disso, o curso permite que o aluno possa experimentar a pesquisa acadêmica, por meio da Iniciação Científica. “Desenvolve no aluno a competência para a pesquisa, dentro do viés de formar um cientista social, objetivando encontrar soluções para as demandas sociais”, destaca a coordenadora, que ainda sugere para quem busca essa formação: “aproveite intensamente as oportunidades que a graduação oferece ao longo dos anos de formação. Dedicar-se com afinco aos estudos, participar das atividades de monitoria, iniciação científica, visitas técnicas e outras, certamente, farão a diferença no perfil profissional do egresso”.
Conheça mais sobre o curso clicando aqui
Fonte: Ascom/UESB | Foto: