Invisível mandato de injunção.
Bico na Trombeta Opinião

Invisível mandato de injunção.

Invisível mandato de injunção.

 

Um show na abertura da copa do mundo 2022 no Qatar que iniciou hoje (20) com a partida entre   Qatar  X Equador  .

O presidente Bolsonaro (PL) se tornou invisível após o pleito eleitoral de 2022 quando foi derrotado nas urnas pelo ex-presidente Lula (PT) o presidente Jair só apareceu em rede de televisão 2 dias após a apuração das urnas e só agradeceu os votos e disse que ele não é anti-democrático e continuará jogando dentro das quatro linhas da constituição até o fim do seu mandato que se encerrará no dia (31/12). Bolsonaro assinou um mandato de Injunção nesta sexta feira que causou um festival de fake news.  De acordo com a Lei nº 13.300 de 2016, um Mandado de Injunção pode ser solicitado quando se torna inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais, assim como das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, por falta de norma regulamentadora.

No entanto, apoiadores do presidente compartilham que a definição do mandado seria para assegurar “direitos da liberdade, da cidadania e da soberania”, ligando a medida aos resultados das eleições — levando a acreditar, assim, que o mandado seria relacionado a uma suposta contestação ao resultado das urnas, o que é inverídico.

Mandado de Injunção foi despachado em página extra do Diário Oficial da União publicado nesta sexta feira (18/11).

O registro circulou em grupos e perfis bolsonaristas nas redes sociais, que insinuavam de forma infundada que o Mandado de Injunção seria uma afronta do presidente às instituições e que seria referente aos resultados das eleições pedindo os códigos fontes ao  Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as fake news animaram os apoiadores antidemocráticos do presidente Bolsonaro que se iludiram mais uma vez achando que as Forças Armadas daria um Golpe no sistema democrático eleitoral brasileiro.

Porém, conforme apurado pela imprensa trata-se de um Mandado de Injunção assinado por Rodrigo Henrique Branquinho Barboza Tozzi no ano passado, para pleitear o recebimento de renda básica de cidadania, não tendo qualquer relação com as eleições Presidenciais deste ano. O jornalista Tico Oliveira comenta este e outros assuntos bem como o pedido de mais de 27 milhões no orçamento de Vitória da Conquista que será votado nesta segunda feira (21/11).

O Tribunal regional eleitoral informa que será obrigatório o uso de mascaras nos cartórios e nas dependências do prédio do tribunal regional eleitoral a partir desta segunda feira (21-11)

A câmara de vereadores de Vitoria da Conquista deixou o dia importante da consciência negra passar em branco sem nenhum comentário ou homenagem . Ouça podcast no  Bico na Trombeta Tico Tico.