A Prefeitura de Vitória da Conquista irá garantir aos servidores municipais 10,18% de reajuste salarial e 20% de aumento no vale alimentação. A proposta foi apresentada ontem (19) ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserv) e aprovada com unanimidade hoje (20) em assembleia geral da categoria.
O secretário municipal de Gestão e Inovação, Edivaldo Ferreira Júnior, falou sobre o esforço da administração para atender, da melhor forma possível, aos anseios dos servidores. “Isso deixa de forma muito clara a preocupação que o governo Sheila Lemos vem tendo na valorização do servidor, em que pese a gente não poder, neste momento – de acordo com as questões que envolvem índice de pessoal e lei de responsabilidade fiscal – apresentar uma proposta melhor em relação ao reajuste salarial. De certa forma nós fizemos essa compensação aumentando o percentual em relação ao auxílio alimentação”, explicou.
As rodadas da mesa de negociação da campanha salarial começaram no início de março. “Foi a primeira vez que a gente conseguiu fechar uma campanha salarial antes da data base, 1º de maio”, informou a presidente do Sinserv, Lúcia Chagas. Apesar de não ter sido possível para a administração municipal acatar a proposta inicial de reajuste salarial feita pela categoria, ela reconheceu a importância da contraproposta do vale-refeição, que dobrou o valor pedido e se estenderá a todas as categorias de servidores municipais. “Quando o pessoal fez a proposta de 10%, e a gente conseguiu 20%, eu sei que foi um esforço muito grande que ela [a prefeita] teve e um compromisso com o Sinserv e a categoria”, disse.
Agora, a Prefeitura irá enviar a proposta para apreciação da Câmara Municipal de Vereadores. Caso seja aprovada, a administração municipal pagará aos servidores os valores retroativos referentes a 1º de maio, data base do reajuste.
Fonte: Secom/PMVC | Foto: Secom/PMVC