As doses são destinadas a grupos vulneráveis e estão disponíveis em 38 mil postos de vacinação do país
O Ministério da Saúde lançou, em 4 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo. A meta é imunizar 76,5 milhões de brasileiros que pertencem aos grupos mais vulneráveis às duas infecções.
As doses são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos 38 mil postos de vacinação espalhados pelo país. A maioria deles funciona de segunda-feira a sexta-feira, entre 8h e 17h.
As secretarias de saúde de cada estado têm autonomia para definir os postos de aplicação dos imunizantes e devem disponibilizar a lista completa com os endereços e horários de vacinação em seus sites.
O objetivo da campanha é prevenir as complicações decorrentes da gripe e do sarampo para evitar a circulação dos vírus e a pressão sobre o sistema de saúde decorrente de doenças evitáveis.
A vacinação ocorre em duas etapas, de acordo com grupos prioritários. O primeiro grupo é formado pelas pessoas com 60 anos ou mais e os trabalhadores de saúde, que podem se vacinar até 2 de maio.
Entre os dias 2 de maio e 3 de junho, serão ser imunizadas as crianças com idades entre 6 meses e 5 anos (com até 4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; professores; pessoas com doenças crônicas e deficiência permanente; povos indígenas; e categorias profissionais que correm mais risco, como caminhoneiros e integrantes das forças de segurança.
O público-alvo deve se dirigir aos postos de vacinação com um documento de identidade com foto, CPF e, quando possível, com a carteirinha de vacinação.
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 80 milhões de doses da vacina contra a gripe – a Influenza trivalente – foram enviadas aos estados e ao Distrito Federal. O imunizante produzido pelo Instituto Butantan tem eficácia contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B do vírus influenza.
Até o momento não há previsão de estender a vacinação para outros grupos, como as crianças mais velhas ou adultos, como ocorreu no ano passado.
Veja a lista dos grupos que podem se vacinar na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo:
Primeira etapa – 4 de abril a 2 de maio:
Idosos com 60 anos ou mais (gripe);
Trabalhadores da saúde (gripe e sarampo).
Segunda etapa – 2 de maio a 3 de junho:
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) (gripe e sarampo);
Gestantes e puérperas (gripe);
Povos indígenas (gripe);
Professores (gripe);
Pessoas com comorbidades (gripe);
Pessoas com deficiência permanente (gripe);
Profissionais de forças de segurança e salvamento e Forças Armadas (gripe);
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso (gripe);
Trabalhadores portuários (gripe);
Funcionários do sistema prisional (gripe);
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas (gripe);
População privada de liberdade (gripe).
Fonte: Metrópoles | Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles